
Você sabia que o contato com a natureza e saúde mental estão diretamente ligados?
Você já se sentiu mais calmo, aliviado ou alegre quando está em meio à natureza?
Não é à toa que as pessoas escolhem ir para a praia ou outros cenários, como montanhas e áreas de camping, quando querem relaxar; ou que pessoas que moram no campo ou no litoral possuem a fama de serem mais tranquilas.
O contato com a natureza pode ajudar a cuidar da saúde mental, segundo psicólogos.
Como o contato com a natureza ajuda a cuidar da saúde mental?
A natureza desenvolve um papel interessante no cuidado com a saúde mental e, por isso, é recomendado encontrar espaço na agenda para entrar em contato com ela.
Para saber mais sobre os benefícios dessa prática, separamos seis formas que a natureza cuida da saúde mental.
Redução do estresse
Quando em casa, no trabalho ou em deslocamento pelas ruas da cidade, é normal a mente ser inundada por pensamentos.
Por exemplo, lembretes das pendências profissionais ou domésticas, conflitos internos e problemas interpessoais surgem do nada, preenchendo cada espaço vago da nossa mente.
Ao fim do dia, temos a sensação de estarmos esgotados mentalmente.
Na natureza, as distrações são reduzidas.
Assim, ao caminhar em um ambiente verde bem bonito ou admirar as ondas do mar, o foco pode ser levado para os sons, cheiros e sensações proporcionadas pela natureza.
Dessa forma, a mente tem uma possibilidade de descansar das cobranças e pensamentos ociosos, os quais não servem um propósito específico.
Também foi descoberto que os sons da natureza alteram as conexões cerebrais de modo a reduzir a necessidade de estar alerta a possíveis ameaças.
Assim, você deixa de pensar, pelo menos por alguns instantes, no próximo evento estressante que pode aparecer no seu dia.
Praticar meditação em meio à natureza promove ainda mais o relaxamento, então, na próxima vez que você se encontrar em uma paisagem bonita, feche os olhos e respire fundo por alguns instantes.
A sensação de paz proporcionada por esse exercício é quase instantânea.
Melhora do humor
Assim como acontece com o estresse, a ausência de barulhos da cidade e dos lembretes constantes de coisas a resolver ajuda a melhorar o humor.
Dessa forma, ao se permitir descansar em silêncio por alguns minutos, você pode retornar revigorado aos seus compromissos diários.
Para prolongar o efeito, é interessante manter o hábito de estar entre a natureza, e não apenas fazê-lo em momentos de necessidade.
A luz natural do sol ativa a produção de vitamina D, essencial para o nosso funcionamento.
Quando os níveis dessa vitamina estão baixos, nos sentimos cansados, desanimados e incomodados, como se encontrar o conforto nos ambientes que frequentamos fosse impossível.
A falta de vitamina D também favorece o desenvolvimento da depressão e outras condições de saúde mental.
Por isso, procure ficar de 15 a 20 minutos no sol, sem protetor solar, uma vez que ele impede a metabolização da vitamina D.
Escolha os horários do dia em que os raios solares estão mais fracos.